Translate

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Carta para Afras, o Personagem

Afras, personagem "central" das tiras
Carta para Afras é o nome de uma série que criei onde alguns tipos humanos urbanos se vêem cercado por situações típicas da cidade grande criando assim um universo de manifestações que são peculiares de cada personagem.
Afras é o nome de um grande amigo meu, escritor, poeta e artista plástico colecionador de discos e também talentoso em varias outras manifestações artísticas. Durante uma época de nossas vidas bem antes de eu ingressar no mundo fanzinístico eu e o Afras trocávamos muitas correspondências, pois, na época não havia os e-mails ainda, as cartas eu imagino que era mais pelo prazer que tínhamos de escrever do que pelo fato das noticia que tínhamos que passar um para o outro, digo isso porque não morávamos tão longe assim um do outro, nossos bairros ficam a pelo menos trinta minuto de ônibus.
As cartas sempre continham conteúdos artísticos como envio de convites para alguma exposição, aviso de manifestações culturais em algum local, ou até mesmo para envio de gibis que líamos muito.
Com o passar do tempo as cartas foram escasseando e para preencher um pouco da falta de assunto eu resolvi enviar algumas HQs tendo nós dois como personagens, essas HQs eu mesmo criava, pois sempre gostei de fazer HQs desde criança, nascia aí às tiras CARTA PARA AFRAS, que foram assim intituladas por mim. O que parecia ser algo apenas passageiro se tornou uma coisa continua, pois ele gostou muito e se divertia com as tosquices semanais que eu sempre enviava pelo correio. Um fato curioso é que eu fazia as historinhas sempre no meu serviço durante uns breves intervalos, então como não dispunha de tempo hábil para fazer algo mais técnico (que eu também sei fazer graças a Deus), forçadamente eu tinha que fazer os desenhos tipo “palito” para acabar logo, e com isso fazia uma HQ em tempo Record de cinco ou seis minutos no Maximo. Terminei tomando gosto pela coisa, passei a produzir mais historinhas em casa e algum tempo depois muita gente passou a conhecê-las.
Carta para afras é uma serie que alia protesto e humor de uma maneira que não fere e não machuca ninguém, afinal o que os personagens falam todo mundo está careca de saber. Já foram produzidas mais de duas centenas de historias do personagem durante esse tempo, uma boa parte estava no meu blog BOCA SUJA THE FANZINE, com o passar do tempo vou tenta colocar todas novamente para quem não conhece passar a conhecer.

Nenhum comentário: